Neurocirurgia durante a pandemia da COVID-19 – Coronavírus

Neurocirurgia durante a pandemia da COVID-19: A neurocirurgia em curso representa riscos particulares durante a pandemia. Veja como os cirurgiões estão tornando-o mais seguro - e o que você pode fazer.

Ataque Cerebral Viral: Manifestações Neurológicas do COVID-19

Neurocirurgia durante a pandemia da COVID-19: A neurocirurgia em curso representa riscos particulares durante a pandemia. Veja como os cirurgiões estão tornando-o mais seguro – e o que você pode fazer.

Neurocirurgia durante a pandemia da COVID-19 – Coronavírus

Apesar da COVID-19, neurocirurgias e outros procedimentos ainda acontecem todos os dias nos hospitais. Ainda assim, a ideia de ir ao hospital para um procedimento neurocirúrgico durante uma pandemia pode desencadear algumas perguntas e preocupações para você.

Cirurgiões e funcionários do hospital estão tomando precauções – sanitização adicional, triagem e, às vezes, utilizando procedimentos diferentes – para se manterem a salvo durante a neurocirurgia.

Neurocirurgia e COVID-19: Quais são os riscos?

Em alguns lugares, algumas cirurgias não emergenciais e não urgentes (eletivas) podem ser adiadas por algum tempo. Isto depende do local e da atividade da COVID-19 na área. O adiamento de alguns procedimentos permite aos hospitais criar novas diretrizes para a pandemia. Isto pode ajudar a economizar recursos hospitalares e prevenir a propagação da infecção pela COVID-19.

Mas muitos procedimentos neurocirúrgicos não podem esperar sem correr o risco de sérios problemas de saúde. Por exemplo, tumores de crescimento rápido, lesões graves na cabeça ou condições que exercem pressão sobre o cérebro ou a medula espinhal podem exigir uma cirurgia imediata ou de emergência.

Sua forma transmissão, Precisamos mesmo temer?

Os riscos potenciais da neurocirurgia são diferentes de alguns outros tipos de cirurgia porque o vírus está mais concentrado nos pulmões, no nariz e na parte de trás da garganta. Isto torna o risco de exposição potencial ao vírus um pouco maior para cirurgiões e pacientes durante a neurocirurgia ao redor da cabeça e face.

Certas ferramentas freqüentemente utilizadas durante a neurocirurgia também aumentam as pequenas partículas de sangue e gotículas respiratórias que são liberadas quando alguém com o vírus tosse, espirra ou fala, o que aumenta ainda mais o risco de transmissão do COVID-19.

Felizmente, organizações cirúrgicas profissionais identificaram estes riscos potenciais e formas de evitá-los ou reduzi-los.

Gerenciando os riscos no hospital

Pesquisas mostram que é improvável que o vírus seja amplamente disseminado através dos hospitais para os pacientes ou para o pessoal hospitalar. E não importa que tipo de cirurgia você esteja fazendo, existem procedimentos padrão para manter todos mais seguros no hospital durante a pandemia.

Estes incluem:

Maior higienização e limpeza dos hospitais, quartos, camas e equipamentos
Equipamento de proteção pessoal (EPI) necessário para o pessoal hospitalar e pacientes
Testes frequentes de COVID-19 e triagem de sintomas como febre e tosse
Melhoria da ventilação em salas de operação
Medidas extras de segurança durante procedimentos que aumentam a exposição potencial ao vírus, tais como a colocação ou remoção de um tubo respiratório ou procedimentos realizados através do nariz
Os cirurgiões estão tomando mais medidas de segurança durante a pandemia da COVID-19. O pessoal cirúrgico pode usar diferentes níveis de EPI durante os procedimentos.

Eles usam os mais altos níveis de EPI quando operam em alguém que tem ou pode ter COVID-19. Isto protege os cirurgiões e o pessoal do hospital, o que também ajuda a evitar a propagação para outros pacientes.

Mas mesmo quando operando em alguém que tenha testado negativo para COVID-19, os cirurgiões ainda usam várias camadas de EPI como precaução adicional.

Muitos hospitais têm uma área separada do hospital, e às vezes pessoal dedicado, onde os pacientes com COVID-19 são tratados. As salas de cirurgia e outras áreas do hospital também podem ter ventilação especial para ajudar a evitar a propagação do vírus COVID-19 pelo ar.

Antes da cirurgia, você será testado para a COVID-19 – muitas vezes mais de uma vez. Muitas diretrizes do hospital exigem dois testes negativos feitos dentro de 24 horas após a cirurgia. Você também pode ter outros testes para confirmar que não tem o vírus, incluindo uma tomografia computadorizada do seu tórax.

Procedimentos alternativos para reduzir o risco

Os neurocirurgiões podem optar por um procedimento alternativo quando possível durante a pandemia. Algumas cirurgias são realizadas através do nariz para alcançar uma área do cérebro. Os cirurgiões podem, ao invés disso, remover uma seção do crânio para alcançar o cérebro. Isto ajuda a reduzir o risco de propagação da COVID-19.

Os cirurgiões também podem evitar o uso de certas ferramentas que produzem mais gotas aerossolizadas, que podem estar suspensas no ar e espalhar o vírus COVID-19.

Ataque Cerebral Viral: Manifestações Neurológicas do COVID-19

Os cirurgiões também podem considerar alternativas à cirurgia tradicional, tais como a radiocirurgia estereotáxica (SRS). Este procedimento não-invasivo é freqüentemente utilizado para tratar tumores. Ele não requer anestesia geral ou incisão.

A SRS pode ser uma alternativa mais segura à cirurgia tradicional durante a pandemia, porque a cirurgia tradicional:

• Utiliza mais suprimentos hospitalares e EPI
  • Requer mais pessoal hospitalar, camas e quartos
  • Requer a colocação de um tubo na garganta para ajudá-lo a respirar durante o procedimento (intubação), o que aumenta o risco de propagação da COVID-19
  • O SRS pode ser usado para algumas condições neurológicas, como malformações arteriovenosas e certos tipos de tumores. A SRS não requer uma internação hospitalar.
  • Isto também ajuda a reduzir o risco de propagação da COVID-19 e o uso de camas, suprimentos e pessoal hospitalar.

Como você pode se proteger

Fale com seu cirurgião sobre os riscos de sua cirurgia em particular. Pergunte o que você pode fazer para se manter saudável e se recuperar bem, e se há alguma preocupação ou precaução específica que você deve tomar.

Antes e depois de sua cirurgia, você deve tomar estas medidas para reduzir seu risco de infecção pela COVID-19:

• Evite o contato com pessoas que estejam doentes.
    Use uma máscara facial de pano quando sair de casa ou passar tempo com alguém que não mora com você.
  • Considere o uso de óculos de proteção quando sair de casa ou passar tempo com alguém que não mora com você.
  • Não toque em seu rosto.
  • Pratique o distanciamento social dos outros.
  • Lave suas mãos freqüentemente com água e sabão.
  • Pergunte ao seu cirurgião quais precauções serão tomadas durante sua cirurgia e sua estadia no hospital.
  • Limite o número de visitantes que você tem em casa, e entenda que o hospital pode limitar ou até mesmo não
Mais Informações sobre o Coronavírus na Internet